Política em 1 minuto – 25/10/2018
O advogado José Carlos Rizk será a voz da oposição nas eleições para a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Espírito Santo. As eleições ocorrem no dia 28 de novembro e serão marcadas pela disputa entre a chapa de situação, apoiada pelo atual presidente da Ordem, e a Chapa 2, que busca a oxigenação de ideias dentro da própria Ordem e junto à sociedade civil.
José Carlos Rizk terá como vice-presidente a experiente advogada Anabela Galvão. Com 15 anos de experiência como advogado, Rizk já atuou nas áreas trabalhista e empresarial. Formado em Direito pela FDV – Faculdade de Direito de Vitória, Rizk é especialista em Direito e Processo do Trabalho pela Faculdade Cândido Mendes.
Além de atuação na área advocatícia, José Carlos Rizk possui interação na área acadêmica, tendo sido Professor da UFES (Universidade Federal do Estado do Espírito Santo), lecionando a disciplina Instituições de Direito Público e Privado no período de 2003-2004.
Atualmente é Professor Titular da disciplina de Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Prática Trabalhista na Faculdade PIO XII onde também exerce a Coordenação do Curso de Direito.
À frente da OAB-ES, Rizk pretende aproximar a Ordem da sociedade civil, ouvindo as demandas que mais afligem a comunidade. Segundo ele, o distanciamento da categoria das bases e movimentos sociais torna a Justiça menos igual, penalizando principalmente quem mais precisa.
A defesa das prerrogativas dos advogados é outra bandeira de Rizk, que se diz preocupado com o momento histórico e político do país.
“Os advogados estão sozinhos. A representação da categoria não condiz com a grandeza de nossos profissionais. A sociedade está distante de nossas pautas, das pautas que tornam a Justiça uma ferramenta de ordem social”, defende.
A. Damazio – Jornalista
O conteúdo do texto é exclusivo e de responsabilidade do autor.