Política em um minuto – 13/12/2018
O prefeito de Guarapari tem acumulado derrotas significativas no ano de 2018. Em ordem cronológica, Edson Magalhães, também conhecido pelo codinome de “Senhor Promessa”, sofreu 10 derrotas que provocaram o isolamento do prefeito e o inviabilizaram politicamente. Vamos a elas:
1 – A derrota de Alckmin
Edson resolveu se filiar ao PSDB, partido do então candidato à Presidência da República Geraldo Alckmin. Edson apostou na eleição de Alckmin como forma de conseguir recursos federais para suas promessas. Aposta errada. Alckmin foi derrotado e Edson teve que amargar essa derrota política.
2 – PH fora da disputa
Edson apostou suas fichas na reeleição do governador Paulo Hartung. Mas o governador resolveu não disputar e Edson teve que amargar mais essa derrota.
3 – Casagrande Governador
Além de ver seu aliado fora da disputa ao Governo, Edson Magalhães teve que assistir seu desafeto, Renato Casagrande se eleger Governador. Se já tinha as portas fechadas no governo federal, Edson agora precisa encontrar uma forma decente de se aproximar do governador eleito.
4 – Ferraço fora do Senado
Se não bastasse perder os apoios dos Governos Federal e Estadual, Edson viu seu mais forte aliado ser derrotado na tentativa de se reeleger para o Senado.
5 – César Colnago sem mandato
Edson também apostou errado na disputa à Câmara Federal. O senhor promessa viu seu mais novo aliado, o vice-governador César Colnago, perder a disputa para a Câmara Federal.
6 – Dinheiro para o Hospital
Edson Magalhães também apostou na reeleição do deputado federal Marcos Vicente como forma de garantir recursos para suas promessas. Mais uma vez Edson errou e viu seu aliado não se reeleger.
7 – Assembleia Legislativa
A aposta de Edson para a Assembleia Legislativa foi o vereador Wendel Lima. A aposta de Edson provocou seu afastamento do também candidato Theodorico Ferraço. Resultado: O candidato de Edson perdeu e seu ex-aliado venceu.
8 – Vitória do seu maior adversário
Além de perder nas apostas que fez para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual , Edson teve que assistir seu principal adversário político conquistar uma cadeira na Assembleia Legislativa. Carlos Von eleito foi mais uma derrota para o “Senhor Promessa”.
9 – Diálogo com Casagrande
O prefeito de Guarapari terá que procurar o ex-vereador Gedson Merizio para abrir diálogo com o Governo do Estado. Gedson tem relação pessoal com o governador eleito e é cotado para integrar um Conselho Estadual de Desenvolvimento da região Sul.
10 – Enis Gordin presidente da Câmara
A última tentativa de Edson Magalhães para vencer uma disputa em 2018 foi na eleição da Mesa Diretora da Câmara de Guarapari. Mais uma vez Edson perdeu. O “Senhor Promessa” deve estar torcendo para o ano de 2018 terminar logo.
E agora?
Preocupado com o resultado da eleição na Câmara, Edson Magalhães tenta uma manobra jurídica. Uma fonte da prefeitura contou para nossa equipe que a estratégia de Edson é criar uma insegurança jurídica e levar a disputa para o ano que vem. Dessa forma, o atual presidente permanece no poder até a Justiça se manifestar. Com o recesso de fim de ano, essa decisão pode vir só em março de 2019. Assim Edson Magalhães ganharia tempo para convencer alguns vereadores a mudarem de lado.