segunda-feira, 25 de novembro de 2024 / 11:14
InícioNoticiasArtigo: Procrastinar e Coçar é só começar

banner topo matérias 728x90px

Artigo: Procrastinar e Coçar é só começar

amanha-eu-faco

Sabe a coceirinha nas costas que vai se espalhando, e que no início era singela e logo se tornou um campo minado de urticárias e quase que incontrolável e impossível parar de coçar? Então esse hábito tão comum é nossa base para falarmos sobre Procrastinação, o título “Procrastinar e Coçar é só começar” é baseado no grande clássico “Trair e coçar é só começar” que é uma comédia escrita por Marcos Caruso, considerada um dos maiores sucessos de público no Brasil, e vem sendo encenada desde 1986.

Um pouco de humor é ótimo para encararmos a rotina da vida como um todo, porem não tem nada de bem humorado num dos piores hábitos do ser humano e que cada vez se torna mais comum entre nós a Procrastinação.

Primeiro vamos entender por que a cada dia a Procrastinação aumenta como uma coceira mesmo, procrastinar não é desvio de caráter e sim habilidade funcional, nosso cérebro se acostuma facilmente com tudo que lhe poupa energia aliás essa é uma das funções dele, nos poupar, porém existem campos neurológicos que nos permitem conduzir equilibradamente tudo isso.

Hoje em questão não irei falar de Neurociência, iremos nos focar nas Habilidades Comportamentais práticas.

Procrastinar é nada mais nada menos que deixar para depois, adiar, postergar aquilo que necessariamente deveria ser feito agora.

Quando digo que este péssimo hábito não é desvio de caráter, embora o corporativo o veja assim e com razão pois quando deixamos de fazer algo que somos pagos para fazer ai sim encontrasse uma falha no caráter, mas vamos a essência do problema.

O hábito em si não é associado ao caráter pois desde crianças agimos em plena procrastinação em cenário positivo até que algo de errado aconteça, como por exemplo:

– A mãe foi ao mercado e pediu para João de 12 anos arrumar seu quarto, pois quando ela chegasse queria tudo em ordem, João por sua vez calcula precisamente o quanto de tempo a mãe vai ficar fora, e faz de tudo menos arrumar o quarto, quando faltam exatos 5 minutos João como uma flecha arruma tudo até jogar o último par de meias no cesto de roupas sujas, eis que a porta se abre e sua mãe presencia o prestativo filho assistindo televisão com seu quarto “arrumadinho”.

– No colégio lhe é passado aquele trabalho de pesquisa de história para recuperação de notas e faltas com um prazo de entrega de 1 mês, você muito cauteloso e preocupado verifica que dia da semana é a entrega e constata que cai numa segunda feira, porem o dia dessa constatação e o sábado que antecede o tão esperado dia, “que bom, ainda tenho o domingo” , e a missão que estava programada para um mês antes fica agora toda articulada para a noite de domingo, mas como de costume sai tudo bem, para que existem os amigos né que na segunda feira colocam seu nome no trabalho, ufaaa mais uma.

Enfim deu tudo certo, né?

Errado, todos esses exemplos não dão segurança nenhuma ao seu executor, e assim por diante em toda nossa existência, a procrastinação é um dos piores hábitos que uma pessoa pode ter, principalmente quando nos referimos a carreira, da mesma forma que ela é desenvolvida com o tempo também podemos eliminar esse vício .

Vou citar situações que nos auto sabotamos quando procrastinamos .

– Atrasos, perceba como ninguém é atrasado em tudo que faz, nos acostumamos a atrasar, tudo começa quando atrasamos uma, duas, três vezes e nada acontece, vira hábito.

– Prazos, esses foram para ser cumpridos senão não haveria o menor sentido em  estipular, muitas das vezes preferimos pedir mais prazos para entregar determinados trabalhos de nossa responsabilidade do que nos esforçar mais para cumprir o prazo

– Qualidade de vida, esse campo é o mais sabotados de todos, a vida é tão corrida que além de nos atrasar, perder os prazos ainda conseguimos esquecer de nos mesmos, com aquele regime necessário para a saúde que nunca começamos, academia que pagamos e não vamos, o livro que compramos e não lemos, a viagem que sempre fica para último plano.

Se não nos atentarmos para tudo isso que A Procrastinação nos proporciona o final de tudo será decepcionante para nós e para quem amamos, tenho 3 super dicas para que isso não aconteça.

1º – Quando for adiar algo, pergunte para si o que ganhará com este ato.

2º – Já sabe o que vai ganhar? Então compare com o que ganharia não adiando.

3º – Coloque os dois ganhos na balança e finalmente saberá qual a melhor coisa a fazer e a não fazer.

Bom, aqui está a receita para essa coceira terrível que é a Procrastinação, pensar antes e medir as consequências do futuro é a melhor Ação.

unnamed

Profº Francisco Almeida

Palestrante há mais de 10 anos, Jornalista com MBA em Gestão de Pessoas, é sócio fundador dos centros de treinamento Flex Company e Dr. Ensino em São Paulo.

banner lateral 300x300px 2

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

banner lateral 300x300px 2

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

banner lateral 300x300px 3