O primeiro material pedagógico sobre as baleias jubarte e turismo de observação das espécies foi lançado no último final de semana. O Almanaque Jubartes Capixabas é o resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Vitória, por meio da Companhia de Desenvolvimento, Inovação e Turismo e das secretarias municipais de Educação (Seme) e Meio Ambiente (Semmam), e o Instituto O Canal.
A parceria, que é fruto do projeto Amigos da Jubarte como braço científico e indutor das ações de conservação da espécie, possibilitou o desenvolvimento de atividades de formação, que contou com capacitação de professores e alunos de 17 de escolas municipais de ensino fundamental e incluiu expedições em alto mar, produção de materiais e conteúdos em texto e vídeos visando ampliar o conhecimento sobre o tema. Esse material poderá ser utilizado na rede municipal de ensino com a ajuda de professores e alunos participantes da capacitação, que passam a atuar como multiplicadores das atividades curriculares em torno da temática conservação de baleias, inclusive por meio de ações desenvolvidas a partir do programa de Iniciação Escolar para o Turismo.
“Os professores e alunos poderão utilizar o conteúdo do material pedagógico em sala de aula de maneira permanente, fazendo com que os estudantes criem uma cultura do bem e entendam também a importância do turismo associado à conservação das baleias”, apontou presidente da Companhia de Desenvolvimento, Inovação e Turismo de Vitória, Trabalho e Renda, Leonardo Krohling