Com o tema “Proteger a amamentação – Responsabilidade de todos”, a Secretaria de Saúde de Vitória (Semus), por meio do Programa Saúde da Criança, celebra, entre 2 e 6 de agosto, a Semana Mundial do Aleitamento Materno – Agosto Dourado.
O mês recebeu este nome em homenagem ao aleitamento materno por ser considerado o alimento “padrão ouro”: possui todos os nutrientes e transfere toda a imunidade de que o bebê precisa.
“Este ano, vamos reforçar a importância da rede de apoio para o aleitamento materno. A mulher precisa receber proteção em todos os âmbitos, seja em casa, com a família e, até mesmo, os vizinhos, no trabalho, sendo amparada pelas leis e com ampla divulgação dos benefícios da amamentação para a mãe e o bebê. Quando uma criança é amamentada exclusivamente por seis meses e continua sendo amamentada por dois anos ou mais, todos ganham, pois a criança se torna mais saudável e tem menos riscos de adoecer, trazendo enorme benefício para a família”, disse Nínivy Matos, técnica municipal em Saúde da Criança.
Programação
Durante toda a semana, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realizará ações de saúde que visam fortalecer o aleitamento materno e a alimentação saudável para crianças até dois anos, além do seu crescimento e desenvolvimento saudável.
Nesta segunda-feira (2), às 14 horas, a Semus realizará um encontro formativo sobre aleitamento materno destinado a profissionais de saúde de nível superior e médio e agentes comunitários de saúde da rede municipal. Ao longo da semana, as unidades de saúde realizarão diversas ações.