Nesta terça-feira (09/11), Dia do Hoteleiro, o plenário do Senado Federal homenageou os profissionais da área e celebrou os 85 anos da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih). A sessão solene foi realizada por solicitação do presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, senador Collor (PROS). Durante o evento, o parlamentar classificou o setor turístico ‘como um vetor prioritário de combate ao desemprego e geração de renda’. Collor avaliou que há um grande espaço para o crescimento substantivo da participação do turismo no PIB brasileiro.
O presidente nacional da ABIH, Manoel Linhares, enfatizou que o setor de hotelaria gera cerca de 1,3 milhão de empregos no país, mesmo sem ser beneficiado pela desoneração da folha de pagamentos.
A Abih entregou ao ministro do Turismo, Gilson Machado e ao senador Fernando Collor placas de reconhecimento ao trabalho de ambos pelo turismo brasileiro. Durante a sessão foram distribuídos exemplares do livro A Construção da História da Associação Brasileira de Hotéis, de Leonardo Volpatti e Giovanna Ghersel. Foi apresentado um selo dos Correios em homenagem ao aniversário da Abih.
Abih-ES
Na ocasião também aconteceu a solenidade de lançamento do Selo Personalizado e Carimbo Comemorativo dos 85 anos da Abih Nacional.
“Fomos recebidos no Palácio do Planalto pelo Presidente Jair Bolsonaro, para recebermos os parabéns pelo Dia do Hoteleiro e ser um dos segmentos que mais geram empregos no país”, disse Gustavo Guimarães, presidente da Abih Espírito Santo.
Cerca de 300 representantes do setor hoteleiro e turismo do Brasil participaram da sessão solene.