sexta-feira, 18 de outubro de 2024 / 07:23
InícioAgendaFestival em Vitória tem mais de 300 vagas abertas em oficinas gratuitas...

banner topo matérias 728x90px

Festival em Vitória tem mais de 300 vagas abertas em oficinas gratuitas de instrumentos de orquestra. Inscrições até segunda (30)

Bandas, músicos e estudantes de todo o país têm encontro certo no Espírito Santo, com a realização da 2ª edição do “Festival Coreto – Festival Capixaba de Bandas de Música”. O evento ocorrerá em Vitória, entre os dias 9 e 13 de outubro, com extensa programação de oficinas formativas e apresentações musicais de bandas. A participação é gratuita. As inscrições para as oficinas estão abertas até o dia 30 de setembro.

Atualmente, o Festival Coreto é o principal evento de bandas de música do Estado. Trata-se de um evento de formação teórica e prática para estudantes de música participantes de bandas marciais, bandas de música civis, fanfarras e grupos de música instrumental, com realização de oficinas teóricas e práticas de instrumentos de sopro, percussão e regência, focando nesta que é uma das maiores tradições musicais capixabas e brasileiras, as bandas do interior. 

Essa 2ª edição tem realização do Instituto Cultura Viva e TonoBooks, por meio do Funcultura, da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Espírito Santo, com parceria do HUBES+. A curadoria do festival é do maestro e gestor Eduardo Lucas, responsável por grupos como a Orquestra Jovem Capixaba e Orquestra da Quebrada. O evento também tem parceria com o projeto “Sons da Ilha”.

A participação dos estudantes se dará por meio de inscrição em formulário online. As oficinas serão de instrumentos de madeira e ensino coletivo, com Joel Barbosa (BA), metais, com Lélio Eduardo (BA), regência e prática de conjunto, com Gabriel Dellatorre (RJ), e percussão, com Pedro Moita (RJ). As oficinas ocorrerão em parceria com escolas municipais da Prefeitura de Vitória, dentro do projeto “Sons da Ilha”.

Além das oficinas, o público também poderá assistir a shows gratuitos das bandas formadas durante o evento e também shows diversos. As inscrições para as oficinas estão abertas até o dia 30 de setembro. A programação cultural será divulgada em breve.

Serviço

2ª edição do “Festival Coreto – Festival Capixaba de Bandas de Música”

Quando: de 9 a 13 de outubro, em Vitória

Inscrições para oficinas até o dia 30 de setembro.

Mais informações no www.festivalcoreto.com

Sobre o curador Eduardo Lucas

O Festival Coreto tem curadoria do maestro Eduardo Lucas, uma das referências da formação musical instrumental no Brasil na atualidade. É maestro da Orquestra Jovem Capixaba e da Orquestra da Quebrada. É membro do corpo docente da Fames – Faculdade de Música do ES. Desenvolve trabalhos na área de inclusão sociocultural através da prática coletiva. É doutorando em Música pela UniRio.

Oficina com Lélio Alves, BA (metais e ensino coletivo)

É doutor em Música pela UNIRIO,  mestre em Música e graduado em Trombone e Tuba pela UFRJ. Exerce o cargo de professor de trombone da UFBA onde atua também como professor do  Programa de Pós-Graduação em Música e como professor e atual coordenador do Programa de Pós-Graduação Profissional em Música. No Festival Coreto irá ministrar oficinas de metais e ensino coletivo 

Oficina com Joel Barbosa, BA (madeiras e ensino coletivo)
Iniciou seus estudos de clarineta na Banda da Guarda Mirim de Piracicaba e graduou-se pelo Conservatório de Tatuí e UNICAMP. Foi premiado com bolsas da Fundação Vitae, CNPq e CAPES, através das quais obteve os graus de mestrado e doutorado em música pela University of Washington, onde estudou com os clarinetistas William McColl e William (Bill) Smith, e tocou sob a regência de banda de Timothy Salzman. Atualmente, é professor titular da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, onde atua como docente de clarineta, música de câmara e de prática de conjunto. No Festival Coreto irá ministrar oficinas de madeiras e ensino coletivo

Oficina com Pedro Moita, RJ (percussão)

Já participou de numerosos concertos e gravações como músico convidado de diversas orquestras sinfônicas, dentre as quais a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica Nacional da Universidade Federal Fluminense e Orquestra Petrobrás Sinfônica. Desde 2012 é percussionista e timpanista concursado da UFRJ, onde integra a Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ) e Orquestra de Sopros e Percussão da UFRJ.

Oficina com Gabriel Dellatorre, RJ (regência e prática de conjunto)

Professor substituto de Regência de Banda da EM/UFRJ, é regente assistente da Orquestra de Sopros da UFRJ e da Banda Sinfônica Jovem da UFRJ. Fez Licenciatura em Música e Bacharelado em Regência de Banda, pela UFRJ, e atualmente é mestrando no Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da EM/UFRJ, tendo como orientador o Prof. Dr. Marcelo Jardim, com o tema José Ursicino da Silva e a Banda de Música: revisão, edição e gravação de 5 obras. É bolsista do Projeto Bandas: Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas de Música, projeto integrante do Programa Arte de Toda Gente, parceria entre a Funarte e a UFRJ.

banner lateral 300x300px 2

banner lateral 300x300px 2

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

banner lateral 300x300px 3