quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 / 20:10
InícioNoticiasPCES inaugura Serviço Social na Central de Teleflagrante para atender mulheres vítimas...

banner topo matérias 728x90px

PCES inaugura Serviço Social na Central de Teleflagrante para atender mulheres vítimas de violência

banner topo matérias 728x90px 2

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) inaugurou o Serviço Social na Central de Teleflagrante para atendimento de mulheres vítimas de violência. Em apenas um mês de atuação, o Serviço Assistencial já encaminhou 605 mulheres em situação de violência doméstica à rede de proteção dos seus municípios.

O atendimento das assistentes sociais que atuam na Central de Teleflagrante é realizado das 9h às 19h, de segunda a sexta-feira. Atualmente, o serviço é executado pelas policiais Renata Leal e Leila Serqueira, responsáveis por realizar a busca ativa, a triagem dos casos de violência contra mulheres e os devidos encaminhamentos à rede de proteção dos municípios do Estado. Em apenas um mês de atuação, as assistentes sociais realizaram encaminhamento de 605 mulheres em situação de violência doméstica à rede de proteção dos seus municípios.

Segundo a delegada Michelle Meira, da Gerência de Proteção à Mulher da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), a quantidade expressiva de encaminhamentos indica que o projeto “Salas Marias” já vem impactando a vida de muitas mulheres que sofrem violência no Estado do Espírito Santo, pois viabiliza o acesso dessas mulheres aos serviços socioassistenciais dos seus territórios, ampliando significativamente a possibilidade de rompimento do “ciclo da violência” e se colocando como uma medida potente capaz de impactar na redução dos feminicídios no Estado.

A delegada explica que, para a instituição policial ofertar atendimento especializado a mulheres em situação de violência doméstica e familiar, são necessários: estrutura física adequada, policiais devidamente treinados e articulação permanente com a rede de proteção. Sendo assim, em paralelo à finalização da estruturação dos espaços físicos nas Delegacias Regionais da Região Metropolitana, com adequações para gerar sensação de acolhimento às vítimas e aos seus filhos menores de idade.

“A Gerência de Proteção à Mulher, em parceria com a Secretaria da Mulher, promoveu a capacitação e treinamento de todos os policiais das unidades referidas. Foram abordados os principais aspectos da Lei 11.340/06, os procedimentos previstos na Portaria 035-R de 2022 da SESP, conceitos fundamentais como ‘gênero’ e ‘ciclo da violência’, e o conceito de rede de proteção e a relevância da articulação permanente dos seus atores para a oferta de um serviço integral e eficiente às mulheres que sofrem violência no estado”, destacou a delegada Michelle Meira.

Com a implementação do Projeto Salas Marias, a Polícia Civil visa melhorar a qualidade física dos espaços onde a vítima aguarda atendimento e o seu adequado encaminhamento à rede de proteção pelo serviço socioassistencial implantado, promovendo a padronização em todo o território estadual da tomada de depoimento para garantir que no procedimento constem todas as informações necessárias à integral compreensão dos fatos ocorridos e do contexto de violações vivenciadas pelas mulheres em situação de violência no Estado.

Fonte: Assessoria PCES

banner lateral 300x300px 2

banner lateral 300x300px 2

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

banner lateral 300x300px 3