O Sonora Brasil, projeto de circulação musical do país, estará no Sesc Glória, na próxima sexta-feira, 29 de setembro. Para a edição 2022/2023, o tema é “Culturas Bantu: Afro-sonoridades tradicionais e contemporâneas”, e o objetivo é valorizar as culturas de matriz africana no país e estimular o diálogo e as trocas de experiências, por meio da música.
O termo abrasileirado “banto” diz respeito à unidade linguístico cultural de diversos povos da África negra, e engloba aproximadamente 400 subgrupos étnicos. Cerca de 75% dos escravizados africanos trazidos para o Brasil pertenciam a povos de línguas bantu, e a sua influência foi fundamental para o desenvolvimento da cultura no país.
Estamos muito felizes em receber o Sonora Brasil no Sesc Glória. O evento debate temas importantes para a sociedade e explora a diversidade das manifestações culturais, além de promover um intercâmbio cultural enorme, já que aproxima artistas e público e propicia enriquecimento mútuo”, afirma o diretor de Programas Sociais do Sesc, Erthelvio Monteiro Nunes Junior.
Apresentação
Em Vitória, a programação do Sesc Glória contará com espetáculo “Amawethu”, apresentado pela Luthando Arts Academy, companhia de Artes Cênicas reconhecida mundialmente por suas apresentações que celebram a herança cultural da África do Sul. “Amawethu” significa “nosso povo” em zulu e é uma vitrine das ricas tradições culturais africanas combinadas com expressões artísticas modernas de dança contemporânea.
Serviço
Sonora Brasil
Data: sexta-feira, 29 de setembro
Horário: 20 horas
Local: Sesc Glória
Endereço: Av. Jerônimo Monteiro, 428, Centro de Vitória
Ingressos: estão disponíveis na plataforma online e custam entre R$ 10,00 e R$ 20,00
Classificação: livre