Depois de desapropriar um prédio que tem valor estimado em dois milhões de reais para utilizar como sede da prefeitura, o prefeito Edson Magalhães anuncia que vai comprar outro prédio, esse no valor estimado em mais de três milhões de reais.
O motivo alegado para a compra do novo prédio é criar no local uma feira de artesanato e um espaço da cultura. Dessa forma, Edson Magalhães vai poder retirar a feirinha do terreno ao lado do Radium Hotel, no centro da cidade.
O prédio em questão é o antigo Shopping Paris, que fica na Avenida Paris, Praia do Morro. O secretário de Turismo, Miguel Agrizzi, destaca o ‘grande potencial do prédio’ para alavancar o turismo no município.
Nossa equipe entrou em contato com alguns artesãos para saber o que pensam sobre a mudança da feira que fica ao lado do Radium Hotel para o antigo prédio do Shopping Paris. “É uma pena que as coisas sejam feitas sem diálogo. Se esse ponto fosse bom o Shopping Paris não teria fechado.” Argumenta um artesão que pediu para não ser identificado.
O espaço, ainda segundo o secretário de Turismo, poderá ser usado para a instalação de auditórios que visam atender ‘necessidades da Secretaria de Turismo’.
A moradora do centro de Guarapari, Maria Fontana, disse não entender o investimento. “Moro no centro e acredito que esse investimento poderia ser feito aqui. O prédio do Radium Hotel continua caindo aos pedaços. Esse dinheiro poderia ser gasto na reforma do Radium. Isso sim atrairia mais turistas e valorizaria o centro da cidade”, disse a moradora.
Nossa equipe conseguiu com exclusividade cópia dos documentos que comprovam a avaliação feita pela justiça sobre o preço do antigo Shopping Paris, valor esse que precisa ser corrigido para o ano de 2017. Em 2012, a justiça calculou o valor do prédio em mais de três milhões de reais.
A pedido do Portal Realidade Capixaba o arquiteto Leandro Santos fez uma avaliação do custo de reforma do prédio. “Eu preciso ter acesso ao prédio, mas olhando de fora e tendo a informação do tempo em que o prédio está fechado, podemos estimar a reforma em mais de um milhão de reais, principalmente, se levarmos em conta a criação de auditórios no local para a realização de cursos e palestras, conforme foi anunciado”, disse o arquiteto.
Se somarmos os valores que serão pagos pelos dois prédios adquiridos pela prefeitura, Shopping Paris e nova sede da Prefeitura, com o valor das reformas necessárias, a prefeitura deve gastar mais de cinco milhões de reais nessas aquisições.
Entenda o caso
Essa não é a primeira vez que Edson Magalhães tenta desapropriar o prédio do antigo Shopping Paris. Em 2012, Edson mandou fazer uma avaliação sobre o prédio e depositou na justiça aproximadamente R$200.000,00 para a compra do mesmo, entretanto o proprietário questionou o valor e a justiça determinou o montante correto, que superava os três milhões de reais.
O pagamento só não foi concretizado porque o prefeito Orly Gomes, que herdou esse contrato, resolveu suspender a compra e desfazer o negócio. Na ocasião, o prefeito Orly Gomes informou que existiam outras prioridades e que um debate deveria ser feito com os artesãos sobre a criação de uma nova feira do artesanato.
Abaixo, documento de desapropriação do prédio novo da prefeitura:
Reportagem, Joice Biane.
A moradora do centro de Guarapari, Maria Fontana, disse não entender o investimento. “Moro no centro e acredito que esse investimento poderia ser feito aqui. O prédio do Radium Hotel continua caindo aos pedaços. Esse dinheiro poderia ser gasto na reforma do Radium. Isso sim atrairia mais turistas e valorizaria o centro da cidade”, disse a moradora.
Faço das palavras dela as minhas ….tenho a mesma opinião a respeito do Radium Hotel