Durante patrulhamento, que faz parte da Operação Integrada Estado Presente II, militares do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) em Nova Palestina, Vitória, recuperaram uma motocicleta roubada com ajuda de equipamento tecnológico que é um leitor de placas e fica acoplado à viatura. A ação aconteceu na última sexta (3/9).
O equipamento indicou o veículo com restrição de furto e roubo. Após abordagem e confirmação do roubo, o condutor afirmou ter adquirido mediante troca e não se lembrar o nome do antigo proprietário da motocicleta. Ele foi detido e conduzido à Delegacia.
O leitor de placas consegue identificar em tempo real veículos com pendências administrativas, indicativos de clonagem e restrições de furto e roubo foi adquirido em parceria com o Detran/ES e já está sendo utilizado pelo BPTran em suas fiscalizações e patrulhamentos de rotina.
“É importante destacar que o BPTran, além do trabalho administrativo, também atua com ocorrências criminais. É claro que o tirocínio policial é próprio do profissional de segurança, mas quando se pode somá-lo ao bom uso das tecnologias, a eficiência e a eficácia do nosso trabalho aumenta. Graças a essa combinação pudemos identificar e recuperar mais um veículo roubado para que possa ser devolvido ao seu legítimo dono”. Disse o capitão Renato, responsável pela ocorrência.
O comandante do BPTran, tenente-coronel Glariston Fonseca Nascimento, destacou a importância dos novos equipamentos que estão sendo utilizados durante as fiscalizações: “O leitor de placas OCR é um grande aliado das operações policiais permitindo o monitoramento de centenas de placas em tempo real, apontando as irregularidades imediatamente. Além do OCR, ainda contamos com os drones, radares portáteis e os etilômetros, todos muito úteis nas fiscalizações que temos feito, além de serem fundamentais na repressão criminal”.