Moradores e amigos do bairro Camurugi, em Guarapari, participaram da reunião da associação de moradores em busca de soluções para os problemas que existem no bairro.
A falta de transporte público, que dificulta a mobilidade no bairro, foi a principal reclamação feita pelos participantes, pois é um pedido antigo dos moradores.
Rodrigo Guisso Santana, presidente da associação de moradores do Camurugi, afirma que o serviço de transporte público é precário e não supri as demandas do bairro. “Temos duas linhas que nos atendem: Camurugi x Ipiranga e Camurugi x Boa Vista. Sem nenhum aviso prévio à comunidade e sem qualquer respeito aos nossos moradores cancelaram a linha Camurugi x Aeroporto. Agora quem trabalha no Aeroporto e depende da antiga linha, precisa pegar dois coletivos para chegar ao seu destino, o que aumenta seu custo com transporte e deixa seu orçamento mais apertado”, disse.
Além deste problema, Rodrigo nos contou que ofícios já foram enviados a prefeitura, mas não há retorno. O bairro nunca foi atendido por completo pelas linhas atuais, devido à falta de horários e mais linhas. “Estamos nesta luta há vários anos. Os moradores do alto Camurugi, precisam andar cerca de 1 km, porque o ônibus só passa pela via principal do bairro, impossibilitando idosos, deficientes e pessoas com outros tipos de limitações a usarem o serviço”, relatou Rodrigo.
A convite dos moradores, Carlos Von esteve presente neste encontro e parabenizou a comunidade pela importante iniciativa. “O diálogo é um quesito muito importante. Tenho acompanhado o prefeito de Vila Velha que toda semana realiza uma reunião pública para ouvir a comunidade. Esse modelo precisa ser implantado em Guarapari. A associação de moradores está de parabéns por abrir esse diálogo com todos”, disse Von.
Reportagem, Joice Biane.