A Câmara Municipal de Guarapari aprovou por unanimidade o Projeto de Lei (PL) nº 67/2020, que reorganiza o Conselho de Cultura. A votação aconteceu na 14ª sessão extraordinária, realizada nesta segunda-feira (20), quando os parlamentares também aprovaram uma emenda no PL. Entre as modificações realizadas através da emenda, está a realização de uma votação para eleger o presidente do Conselho. No projeto original, o presidente seria indicado pelo prefeito. Outra alteração é sobre os membros.
Inicialmente, o Conselho teria nove membros do Executivo e oito da sociedade. Com a emenda, serão nove membros da sociedade, sendo um representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e oito membros da administração municipal. Outra mudança relevante é que para que uma pessoa tenha um projeto beneficiado com as verbas do Fundo Municipal de Cultura é preciso que ela more na cidade há dois anos e não há três como previa o PL.
“Fico muito feliz porque o Conselho da Cultura vai ajudar no fortalecimento e na valorização da cultura de Guarapari, que está tão esquecida. Uma cidade que não preserva sua cultura e sua história perde sua identidade. Nossas crianças precisam conhecer e repassar a história do município e a importância da Casa da Cultura e do Radium Hotel, que são patrimônios históricos de Guarapari. E o Conselho vai ajudar nisso e também apoiar nossos artistas locais, que em momentos difíceis como essa pandemia estão sem nenhuma ajuda do poder público”, disse o presidente da Câmara de Vereadores, Enis Gordin.
Fonte: Assessoria CMG