Davi Schimidt, que é surdo e ex-aluno do Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (CEEMTI) Professor Fernando Duarte Rabelo, em Vitória, comemora sua aprovação no vestibular deste ano. Ele é o mais novo estudante de Arquitetura na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
Além da dedicação, o jovem contou com o apoio da escola e da família para alcançar essa conquista.Durante os estudos para o vestibular, quando ainda estudava na Rede Estadual, Davi teve o apoio de um professor instrutor para aperfeiçoamento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e uma professora bilíngue com formação para o ensino da língua portuguesa na modalidade escrita.
A coordenadora pedagógica, Géssika Guakbert, reforça que a escola sempre trabalhou para promover a inclusão de todos os alunos, com deficiência ou não. “Ofertamos oficinas de Libras a todos os estudantes para que este fato não seja uma barreira entre eles. Outro ponto importante são os clubes de protagonismo em que todos têm a chance de desenvolver algo. Durante os clubes, o Davi ministrava reforço em Libras com os colegas”, disse Géssika.
A mãe de Davi, Gertrudes Schimidt, confirma a dedicação do filho em casa. “Ele sempre teve uma rotina de estudos. Nunca foi preciso pedir para que estudasse ou fizesse a lição de casa. Fico muito orgulhosa dele ter conseguido realizar este sonho”, afirmou.
Fonte: Assessoria Sedu/ES