Agentes comunitários de saúde visitaram o bairro Santo Antônio, em Vitória, nesse sábado (8/2), para realizarem um mutirão que contou também com a participação de agentes de combate a endemias, da equipe da Central de Serviços de Vitória, voluntários e representantes do Conselho Local de Saúde. A ação teve como objetivo identificar e eliminar focos do mosquito Aedes aegypti que é o principal vetor da dengue, zika e chikungunya.
Foram inspecionados 2.024 depósitos de água (possíveis criadores de mosquito), sendo que 688 deles foram tratados e 307 criadouros eliminados. Ao todo, 1.147 imóveis foram visitados, dos quais 802 foram tratados, os demais estavam fechados. As caixas d’água destampadas são perigosos criadores do mosquito, por isso, as 47 caixas d’água destampadas encontradas e foram teladas.
Combate ao Aedes Aegypti
Os moradores podem ajudar no combate ao mosquito fazendo o monitoramento permanente em seus imóveis. A Prefeitura de Vitória disponibiliza um checklist no aplicativo Vitória Online, no link “Combate à dengue”. Nele, o munícipe pode escolher uma ação de combate a ser realizada semanalmente em sua residência. Após sete dias, o aplicativo irá lembrá-lo onde refazer a conferência, caso tenha se esquecido.
Dados da ação realizada em Santo Antônio
Imóveis Visitados: 1147
Imóveis tratados: 802
Depósitos Inspecionados: 2024
Depósitos Tratados: 688
Depósitos Eliminados: 307
Caixas d’água cobertas: 47
Fonte: Prefeitura de Vitória